"Toda história começa no passado, segue pelo presente e corre para o futuro. Esta é diferente"
Voltar

ESCOLA PORTAL

Ao completar 30 anos de atuação, o Objetivo Portal passa a se chamar Escola Portal. A transição da marca evidencia o jeito de ser da instituição, reconhecida pela sua filosofia de ensino inovadora e alinhada com as principais tendências em educação. Do Berçário ao Ensino Fundamental II, a Escola Portal tem como propósito caminhar para o inédito, com a missão de inspirar e formar pessoas bem resolvidas. Seu método não mudou com a chegada do novo nome. Ele continua se reinventando ao longo do tempo, segundo as transformações do mundo.

Preparando para o amanhã

Antes mesmo da chegada do “novo normal”, a Escola Portal sempre esteve atenta aos movimentos educacionais mundiais, tendo sido precursora na implantação de modelos pioneiros de ensino-aprendizagem. O colégio de Sorocaba atende alunos do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Conheça 6 conceitos da educação do futuro, que a escola já vem desenvolvendo com seus alunos:

1) Ensino híbrido

O método de aulas virtuais combinadas com as presencias já era estudado e aplicado na escola, desde antes da pandemia. Por meio desse sistema, a tecnologia não é utilizada como um fim, mas com um propósito definido. O que é ensinado on-line não é igual no ambiente presencial, sendo os conteúdos complementares e seguindo, lado a lado, por um mesmo caminho. Um dos projetos de ensino híbrido aplicados pela instituição é o Portal do Conhecimento, um sistema criativo, inovador e autoral, que busca despertar nos alunos a coragem de dar o primeiro passo em busca do inédito e torná-los pessoas preparadas para o mundo que ainda está por vir. Trata-se de um meio de transformação na relação que o estudante estabelece com sua aprendizagem. A ideia central é valorizar o potencial de cada um, dentro e fora da escola. Como parte do projeto, foram criados livros virtuais que unem as disciplinas e entrelaçam os temas abordados, e não apenas apresentam os assuntos de forma isolada. Dentro desse contexto, o professor passa a ser um mediador do conhecimento, capaz de facilitar o processo para que a informação se transforme em saber e gere novas aprendizagens. Os educadores da Escola Portal são continuamente capacitados nesse modelo atual de mediação.

2) Personalização do ensino

É possível personalizar o ensino para melhor atender às necessidades de cada aluno. O uso das diferentes tecnologias permite isso e a Escola Portal tem empregado modernas ferramentas para tanto. O Portal do Conhecimento também trabalha nesse sentido. Sendo totalmente desenvolvido por profissionais e educadores da Escola Portal, possibilita atender plenamente o projeto pedagógico, personalizar, editar, valorizar o mecanismo de aprendizagem, utilizar novas linguagens e, principalmente, oportunizar novos projetos que partam dos interesses e perguntas dos próprios alunos. Além disso, os livros são elaborados contemplando as habilidades da BNCC e todas as atividades avaliam constantemente o andar do desempenho de cada pessoa, possibilitando um trabalho ativo em suas atitudes, no raciocínio com autonomia e na cooperação para a construção de conceitos. Da mesma forma, as diretrizes de ensino-aprendizagem constantes da BNCC podem ser moldadas segundo o perfil e o ritmo de progresso de cada aluno. Isso faz com que o estudante seja compreendido na sua individualidade, estimulando seus pontos fortes e trabalhando os fracos, ao mesmo tempo em que evitando que perca o entusiasmo ao longo do percurso.

3) Ensino bilíngue

Na perspectiva do mundo globalizado e totalmente conectado, ser fluente em um segundo idioma passa a ser uma necessidade, além de uma competência. O ensino bilíngue da Escola Portal oferece a mesma grade curricular comum na língua nativa e estrangeira. O conteúdo que o aluno aprende em português no horário normal de aula será novamente ensinado em inglês no contraturno, mas de uma maneira diferente e igualmente instigante, em oficinas, mostras, brincadeiras, rodas de conversa e leitura, dentre outras.

4) Protagonismo

Mais do que alvo das ações realizadas na escola, o aluno deve ser parte delas, tomando a frente para que elas aconteçam. É preciso que participe ativamente da realização de projetos, das propostas de soluções para os problemas apresentados, envolvendo-se e engajando-se nas atividades que competem ao universo que o cerca. O aluno protagonista entende que o sucesso depende de si mesmo. Ele sabe buscar as informações de que precisa de forma autônoma e caminha de maneira independente na construção de sua trajetória. Por meio de atividades que envolvem múltiplas disciplinas, como apresentações, concursos e gincanas, os alunos da Escola Portal são desafiados a encabeçar projetos do início ao fim, utilizando a criatividade, diferentes habilidades, senso crítico, além dos conhecimentos teóricos sobre variados assuntos adquiridos em sala de aula.

5) Competências socioemocionais

A escola é o lugar onde crianças e jovens passam parte significativa do seu tempo, contribuindo, dessa forma, também para a construção do caráter dos estudantes, que terão seus valores e crenças moldados nesse ambiente, assim como sua personalidade. O Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS) é um dos pilares da instituição nesse aspecto. Criado em 1996 por Samuel Tabacow, médico e mantenedor da instituição de ensino, a metodologia foi baseada no conceito de soft skills, também conhecidas como competências socioemocionais, habilidades comportamentais e inteligência emocional. O PDPS consiste no estudo e no desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: autocontrole; zelo e persistência; enfrentamento e superação da frustração; autoconhecimento; automotivação; controle da impulsividade; adiamento da satisfação; limites; adaptabilidade; tolerância; compaixão; empatia; humildade; e solução de problemas interpessoais.

6) Cultura maker

A cultura do “faça você mesmo” é o alicerce do movimento maker (do fazer). A intenção é incentivar o aprendizado na prática, utilizando uma linguagem menos teórica para conteúdos fundamentais. Junto com a aquisição do conhecimento, esse método forma cidadãos mais preparados para os desafios da vida, sendo pessoas mais proativas, independentes e com espírito crítico. A Escola Portal possui diferentes projetos que trabalham esse conceito desde a infância. São oficinas que estimulam a construção de projetos, protótipos, a realização de ensaios, tudo isso com o objetivo de aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos vistos nas diferentes disciplinas, a exemplo de Matemática, Química e Física.

Ágathos Educacional
Rua José Maria Barbosa, 31 – Sala 161 - Jardim Portal da Colina – Sorocaba – SP - CEP: 18047-380
E-Mail: contato@agathoseducacional.com.br | Telefone: (15) 3342.7976